O que o Marketing Digital nos ensinou e continua ensinando
“Eu quero colocar uma marca no universo.“
Essa é uma das célebres frases de ninguém menos que Steve Jobs. Ele é considerado por muitos publicitários o “pai do marketing moderno”. Sempre colocando a qualidade de seu produto em primeiro lugar, ele também priorizava uma boa experiência do consumidor com seu produto.
Hoje em dia, principalmente após um ano tão conturbado de pandemia, nós vemos muitos empreendedores fazendo justamente o contrário. Com produtos cada vez mais rasos e sem dar importância à apresentação dos mesmos, muitos morrem na praia.
Causar a diferença não é algo simples. Hoje, um grande diferencial é por meio do marketing digital. Mas você sabe o que é o marketing digital?
Afinal, o que é Marketing Digital
Marketing digital é, resumidamente, o conjunto de ações e decisões de comunicação digital pelas quais as empresas impactam diretamente o seu público-alvo, divulgando assim o seu produto de forma direcionada para o consumidor ideal, fortalecendo os laços entre empresa e cliente.
Diferente de um outdoor ou cartaz na rua, os quais acabam por exibir seu anúncio para diversos não-consumidores do produto em questão, no marketing digital seu público pode ser segmentando. Um anúncio com público segmentado acaba atraindo mais clientes interessados no mesmo.
É fato que há algum tempo que investir em marketing digital é considerado uma necessidade para empresas. Destacar-se num mercado tão concorrido não é fácil. As oportunidades vêm e vão a todo instante. O problema é que com a promessa de resultados explosivos, muitos “pseudo-marqueteiros” invadiram a área da publicidade. Esses “vendedores de sonho” acabam enganando aquelas empresas que realmente precisam atingir tais resultados.
De acordo com um relatório da Ebit/Nielsen, em 2020 tivemos um crescimento de 47% nos ecommerces brasileiros. Em meio a tanta competição no setor, muitos empresários se perguntam: como se destacar?
O ano de 2020, e a pandemia, foram grandes escolas para todos aqueles que atuam no mercado digital, e mais do que nunca o marketing digital é considerado peça-chave na solidez de qualquer empresa.
Assim, embora já fossem conhecidas e reproduzidas no marketing digital, essas lições foram ainda mais expostas nesse último ano.
Neste artigo, separamos alguns exemplos de pontos importantes para que você consiga um maior sucesso da sua empresa no mercado digital:
Crie um vínculo com seu cliente
Esse é um dos principais desafios. Pode ser feito por meio de uma persona – um ego de sua empresa que se baseia no perfil do seu público alvo. Talvez, você prefira manter uma imagem mais pessoal da sua empresa. Ela tendo o seu rosto, seja nos posts das redes sociais, seja em propagandas.
Porém não é apenas isso. Criar um vínculo demanda um conjunto de ações a serem tomadas. Pode-se dizer que tudo que vem a seguir nesse artigo são ótimos ingredientes para aprofundar ainda mais a sua relação com o seu público.
Mantenha sua marca consistente
A consistência da marca é, resumidamente, garantir que seu público alvo se lembre dela mais do que como apenas um produto. Além disso, furar bolhas também é um ponto importante para qualquer marca que quer ter sucesso no mercado digital.
Essa regra não vale apenas para o marketing digital. Já houveram casos de sucessos e fracassos tratando-se de garantir uma consistência de uma marca. Um grande exemplo é a Coca-Cola. Em 2010, a ela investiu mais de U$2,9 bilhões em publicidade! Inimaginável não é?
Mas por que uma marca já tão consolidada como a Coca-Cola investe tanto assim em publicidade? A resposta é simples: consistência.
A Coca-Cola já aprendeu, da pior forma possível, que mudar completamente o seu produto é um erro. Em 1985 ela passou por um rebranding completo: trocou sua fórmula, modificou o slogan e mudou até o nome. Ao tentar ficar mais “descolada”, foi seguindo tendências, ao invés de continuar no caminho que já estavam trilhando. Conclusão: após algum tempo de expressivas quedas nas vendas, voltaram atrás.
Em suma, já sabe: mantenha sua marca consistente.
Seja diferente
O maior problema de muitos empresários é que todos buscam a fórmula do sucesso para os seus negócios. Eles replicam incansavelmente as mesmas tendências que todos os outros de seus setores fazem. É como um grupo de jovens, onde todos querem ser diferentes… sendo todos iguais. Pense numa barbearia com cores predominantemente pretas ou escuras com uma logo de uma caveira com bigode. O borrifador de água? Uma garrafa de Jack Daniel’s. Parece familiar? Pois é.
Afinal, destacar-se não exige só um bom atendimento ou uma boa execução. Também exige um diferencial, a cereja do bolo, que faz com que o seu negócio tenha mais valor que o próximo. Um dos métodos para alcançar isso é por meio do marketing digital. Posicionar-se para seus clientes, engajando eles à sua marca é um grande diferencial hoje em dia.
Crie conteúdo
Parece simples, mas não é. Criar conteúdo demanda tempo, dinheiro e esforço. Deixo aqui um grande exemplo que vi de criador de conteúdo recentemente, o canal do Peter Paiva. Focado em criar conteúdo para produtores de sabão, algo extremamente específico, ele faz isso com muito sucesso e maestria.
Sobretudo, criar um bom conteúdo não é simplesmente sair falando obviedades, mas apontar acertos, erros, diferenciais e agregar a quem está consumindo esse conteúdo. Portanto, é mais do que uma vitrine das suas opiniões, mas sim um meio do seu cliente se engajar no seu ambiente e aprender sobre o seu produto com você.
Delegar é importante
Quem faz tudo, não faz nada direito. Afinal, por mais autodidatas e competentes que nos consideremos, é impossível ser bom em todas as coisas, principalmente nas questões mais específicas que dependem de certa especialização para serem realizadas.
Eu já vi muita gente cuidando de tudo em seu próprio negócio, desde a compra do pano para limpar o imóvel alugado até as palavras-chave a serem utilizadas na campanha de marketing do Google. Isso é um erro!
Tudo bem que no começo de um negócio é mais complicado e acabamos por ser multitarefas em nossos negócios. De qualquer forma, após certo faturamento, delegue.
Você deve delegar parte daquilo que não é sua especialização para quem entende mais do assunto que você. Não pense que apenas por fazer um curso de 2 horas sobre determinando assunto você o domina com a mesma maestria que um especialista da área com 10 anos de experiência.
No entanto, por ganância ao dinheiro, já que esse teria de ser gasto com um profissional, alguns donos de negócio decidem por eles mesmos cuidarem de certos aspectos que não lhes convém. Não faça isso. Como diz na bíblia, a ganância gera ruína.
Tenha paciência
Um grande erro dos inexperientes é a sede do sucesso. Assim como ninguém fica rico da noite pro dia, o seu negócio também não se tornará uma empresa milionária amanhã.
Acho que um dos principais problemas na nossa cultura é justamente acreditar que o dinheiro é uma espécie de benção que cai do céu. Não é assim. O sucesso do seu negócio demanda tempo, esforço e dedicação.
“A pressa é inimiga da perfeição”
Portanto, não é em alguns meses que você estará na primeira página do Google para o seu produto, e dependendo da sua avidez talvez nunca esteja. O caso mais rápido que eu já ouvi falar que foi parar na primeira página levou cerca de 2 anos de intenso trabalho de SEO e certo custo, relativamente alto, para estar lá.
Mas não deixe isso te desanimar. Há toda uma jornada para isso. Comece de onde tem que começar e, com o tempo, o seu negócio estará estruturado e pronto para garantir o destaque que ele merece. Talvez não hoje, não agora, mas é como diz o ditado: de grão em grão a galinha enche o papo.
Todavia, é claro que, com um maior capital investido, você tem certos benefícios para alcançar tais resultados mais rápidos. Mas para a grande maioria de nós, esse capital só virá mesmo com o tempo.
Contrate uma agência de marketing digital
Por fim, depois de tudo que expliquei aqui, fica bem claro os motivos de contratar especialistas no assunto, certo?
Uma boa agência de marketing digital poderá abrir os horizontes para o seu negócio. Na internet, as opções são inúmeras, então os caminhos podem ser traiçoeiros. Confie, delegue, tenha paciência e seja diferente. Uma boa agência de marketing digital pode te auxiliar a entrar de cabeça nesse mercado digital e conquistar o sucesso.
E se estiver procurando uma agência de marketing digital voltada para pequenas empresas, por que não nós mesmos, a Alient? Nossos planos são pensados para pequenos e médios negócios e podemos te ajudar. Preencha o formulário abaixo ou nos chame no WhatsApp, clicando aqui!